Utilização do nióbio em caçambas reduz seu peso, aumentando a capacidade de carga
Palestra da CBMM foi realizada durante o CBMina, em Belo Horizonte (MG)
O uso de nióbio misturado ao aço traz diversas vantagens econômicas às empresas que utilizam caçambas em caminhões e pás carregadeiras, entre outros equipamentos para operações pesadas. O aumento de competitividade e a economia de custos conquistados pelas companhias que recorrem a esta tecnologia impressionou a plateia do Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas (CBMina), evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A palestra sobre o tema “Aumento da eficiência de movimentação de minério utilizando implementos de equipamentos móveis em aço de alta resistência micro ligados ao nióbio” esteve a cargo de Hugo Leandro Rosa, chefe do Departamento de Equipamentos Móveis da empresa CBMM.
Segundo ele, o uso do nióbio em caçambas basculantes reduziu o seu peso em quase duas toneladas, o que representa 10% do peso total de um caminhão. “Assim este caminhão, por exemplo, teve sua capacidade de carga aumentada em quase duas toneladas, o que economizou tempo para executar as tarefas no plano de lavra. Além disso, a economia de combustível foi de 8%”, afirmou.
Hugo Rosa também abordou exemplos similares de aplicação do nióbio em diversos outros equipamentos pesados. Segundo a empresa, o uso do nióbio melhora o desempenho do equipamento e aumenta seu ciclo de vida, reduz o custo total da cadeia produtiva e melhora o valor percebido no mercado.
Leia também:
Workshop discute as opções para o futuro das barragens de rejeitos
Falta de previsibilidade, custos altos e burocracia ainda afastam os investimentos na mineração
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias